domingo, 5 de outubro de 2008

CINUSP

CINUSP – 16h00 e 19h00
A grade especial "Cineastas de Escola" tem como tema apresentar filmes profissionais de ex‐estudantes de Cinema no Brasil. Além destas exibições, a programação do CINUSP Paulo Emílio inclui pré-estréias.



SEGUNDA-FEIRA (6/10)
19h00
*Conceição (2007) ‐ vários (35mm, Rio Filme) O confronto entre autores e suas idéias realizadas. O eterno Fugitivo (Augusto Madeira) é sempre perseguido pelo implacável Caçador (Jards Macalé), que lidera os demais personagens da história numa revolta contra seus criadores.



TERÇA-FEIRA (7/10)
16h00
*Terra Estrangeira (1995) ‐ Walter Salles e Daniela Thomas (DVD, Programadora Brasil) Brasil, 1990. O plano Collor é anunciado. Sem perspectiva em um país tomado pelo caos, Paco decide morar em Portugal, onde conhece Alex, que acaba de deixar o namorado, envolvido na mesma teia de contrabando. Mesclando o thriller, o filme de estrada e um romantismo à flor da pele, Terra Estrangeira se tornou um filme‐culto pela liberdade de sua narrativa e originalidade de suas imagens.


19h00*
Cronicamente Inviável (2000) – Sergio Bianchi (DVD, Programadora Brasil) Percorrendo diversas regiões do país, um escritor vivencia a crueldade e a hipocrisia das relações sociais, econômicas e sexuais no Brasil contemporâneo.



QUARTA-FEIRA (8/10)
16h00
*A Marvada Carne (1985) – André Klotzel (DVD, Programadora Brasil) Com desenvoltura rara para um estreante, o cineasta André Klotzel faz em A marvada carne uma homenagem ao universo da cultura caipira, vista aqui num embate com a cultura da cidade. Adaptação de uma peça teatral de Alfredo Soffredini, o filme também recorre à mitologia brasileira ao colocar em cena figuras como o Saci e o Curupira. Com nove Kikitos no Festival de Gramado, em 1984, é uma das comédias mais divertidas do moderno cinema brasileiro.

19h00
*Macunaíma (1969) Joaquim Pedro de Andrade (DVD, Programadora Brasil) Macunaíma é a história de um anti‐herói, ou "um herói sem nenhum caráter", nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminhozombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.




QUINTA-FEIRA (9/10)
16h00
*Crime Delicado (2005) ‐ Beto Brandt (35mm, Drama Filmes) Antônio (Marco Ricca) é um crítico teatral respeitado. Em um encontro por acaso num bar ele conhece Inês (Lilian Taublib), que faz com que Antônio sinta cada vez mais ciúmes do relacionamento existente entre ela e um pintor.

===============================================

PRÉ-ESTRÉIAS

Para as pré-estréias das 19h, retirar senha às 18h no escritório do CINUSP



SEGUNDA-FEIRA (6/10) - 16h00

Deserto feliz (35mm)
País: Brasil / Alemanha
Direção: Paulo Caldas
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 92 minutos
Jessica, jovem moradora de Deserto Feliz, uma cidade no sertão pernambucano, decide fugir de casa após ser estuprada pelo padrasto. Em Recife, passa a trabalhar com turismo sexual até conhecer o afeto através de Mark, um turista alemão.


QUINTA-FEIRA (9/10) - 19h00

Memória para Uso Diário (DVD)
País: Brasil
Direção: Beth Formaggini
Ano de Lançamento: 2007
Duração: 94 minutos
Ivanilda busca evidências que provem que seu marido, desaparecido desde 1975, foi preso pelo governo brasileiro. Romildo procura pelo corpo de seu irmão num cemitério do subúrbio carioca. Mães choram por seus filhos, assassinados pela polícia nas favelas. Elas pertencem ao grupo “Tortura Nunca Mais” que, interagindo entre a lembrança traumática e o esquecimento, trazem à tona a memória de fatos recentes.



SEXTA-FEIRA (10/10)
16h00

Meu Nome é Dindi (35mm)
País: Brasil
Direção: Bruno Safadi
Ano de Lançamento: 2007
Duração: 85 minutos
A jovem Dindi é proprietária de uma quitanda à beira da falência num subúrbio pobre do Rio de Janeiro. Sua vida começa a se transformar, para o bem e para o mal, quando passa a ser estranhamente seguida e vigiada por um homem.


19h00 (Pré-estréia seguida de debate com o diretor Gustavo Pizzi)
Pretérito Perfeito (DVD)
País: Brasil
Direção: Gustavo Pizzi
Ano de Lançamento: 2006
Duração: 71 minutos
Um filme sobre a Casa Rosa, famoso prostíbulo carioca, desativado em 1991. Em 1995, reabriu como espaço cultural. Centenas de jovens passaram a freqüentar o local todo fim de semana. Em 2004, o cineasta Gustavo Pizzi, freqüentador assíduo das festas, convidou algumas pessoas que conheceram a casa como prostíbulo a revisitar o lugar.

Nenhum comentário: